Firmino decide e tarifa de ônibus será de R$ 3,60; estudantes pagarão R$ 1,15

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, decidiu nesta segunda-feira (8) que a tarifa de ônibus em Teresina será de R$ 3,60. O valor é onze centavos a menos do que foi proposto pelo Conselho Municipal de Transporte Público. A tarifa estudantil passa a ser de R$ 1,15 ao invés de R$ 1,18 como estabeleceu a planilha do conselho. Os novos valores entram em vigor já nesta terça-feira (09), conforme decreto divulgado pela prefeitura (veja abaixo).

A PMT alega no documento que houve queda no número de passageiros em 16% na capital e um aumento de 8,5% em relação aos estudantes. A passagem estudantil atualmente é de R$ 1,05. O valor não sofria reajuste há cinco anos por decisão do prefeito.

O reajuste proposto pelo conselho era de 12,33%. Atualmente, o preço da tarifa integral é de R$ 3,30. Na semana passada, o Setut chegou a defender o valor de R$ 4,10, alegando que R$ 3,71 não cobria os custos.

“Concedemos esse reajuste com um valor abaixo do que foi aprovado pelo Conselho de Transporte Coletivo ao analisarmos a conjuntura econômica do momento e o incremento dos insumos que compõem a planilha do transporte público na nossa capital”, disse o prefeito Firmino Filho.

Estudantes marcaram para amanhã, às 16h, uma manifestação no Centro da cidade. A concentração vai acontecer na Praça do Fripisa.

Fonte: Cidadeverde