MEDIDAS DO GOVERNO CONTRA O COAVID-19

italo . Noticias 581

Por G1 PI

Wellington Dias (PT), governador do Piauí — Foto: Lucas Marreiros/G1Wellington Dias (PT), governador do Piauí — Foto: Lucas Marreiros/G1

Wellington Dias (PT), governador do Piauí — Foto: Lucas Marreiros/G1

O governador Wellington Dias assinou nesta quinta-feira (19) o decreto de calamidade pública no Piauí devido ao coronavírus, durante coletiva no Palácio de Karnak, em Teresina. No documento, o governo determina a suspensão das atividades em cinemas, clubes e academias. Além disso, restringe o funcionamento do comércio e shoppings.

O decreto será encaminhado para votação na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), depois da aprovação dos parlamentares, ele entrará em vigor. Outra medida tomada pelo governador foi o bloqueio dos limites de estado.

Atividades suspensas:

• Cinemas, clubes, academias, boates, teatros, casas de espetáculo e clínicas de estética;
  • Atividades de saúde bucal/odontológica pública e privada, excetos atendimentos de urgência e emergência;
  • Eventos esportivos
  • Atividades comerciais e shoppings a partir das 17h;
  • Bares e restaurantes, no horário não sujeito à suspensão deverão colocar mesas em uma distância mínima de dois metros entre duas pessoas;
  • Bloqueio dos limites de estado, evitando a entrada de pessoas de outras regiões;
  • Intensificação da fiscalização de trânsito

Suspensão na saúde

O prefeito Firmino Filho também apresentou algumas medidas que deverão ser tomadas na parte de saúde. Uma delas é a suspensão dos serviços de atenção básica.

“Neste momento de crise temos o comando nacional e cabe aos comandos municipais se alinharem a essa estratégia. A determinação do Ministério da Saúde com relação a atenção básica com seus programas é que todos as atividades sejam suspensas”, informou o prefeito.

De acordo com o gestor, as 263 equipes de saúde da família e as 91 unidades básicas de saúde em Teresina trabalham a partir de demanda espontânea, protocolo colocado pelo Ministério da Saúde.

O funcionamento se dará por meio de uma fila para atender aqueles que sofrem de síndrome viral e outra fila para os outros acontecimentos. Em relação as UBS’s a partir de segunda-feira (23) funcionaram em horário noturno e também aos sábados, especialmente nas áreas que são mais distantes dos hospitais.

“No sábado vamos ter 20 portas abertas para atender nossa população, esta medida na atenção básica exige um treinamento. A Fundação Municipal de Saúde está fazendo esse processo de qualificação e treinamento, que exige também uma mobilização da FMS para dar as condições necessárias para o bom funcionamento dessas unidades básicas”, disse.

Sede - Teresina: Rua David Caldas, 1235 - Centro Norte - Telefone: (86) 3221-8255.