Prefeito assina decreto que suspende qualquer atividade econômica em Teresina

italo . Noticias 336

Por G1 PI

Prefeito Firmino Filho — Foto: Reprodução/TV ClubePrefeito Firmino Filho — Foto: Reprodução/TV Clube

Prefeito Firmino Filho — Foto: Reprodução/TV Clube

O prefeito Firmino Filho (PMDB) assinou um decreto neste sábado (21) que suspende toda e qualquer atividade econômica em Teresina a partir desta segunda-feira (23) para evitar a propagação do novo coronavírus. Até o momento, são quatro casos confirmados de novo coronavírus na capital.

“Nós estamos assinando um decreto que suspense a autorização para toda e qualquer atividade econômica a partir desta segunda-feira (21). Somente algumas exceções, que estarão no decreto, é que poderão funcionar”, afirmou.

De acordo com o decreto, fica suspenso o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais de serviços e industriais, bem como as atividades de construção civil. Também fica suspenso o funcionamento dos parques municipais e áreas públicas de recreação, lazer e práticas esportivas; das lanchonetes e estabelecimentos congêneres, excetuado os serviços de delivery.

Ainda é permitido o funcionamento dos setores administrativos, desde que seja realizado remoto e individualmente, serviços de transporte público, empresas de call center, mercados, supermercados, hipermercados, mercearias, açougues, peixarias, fruteiras, centros de abastecimento de alimentos, as distribuidoras e centros de distribuição de alimentos.

Também podem funcionar serviços relacionados ao comércio e indústria na área da saúde, farmácias e drogarias, indústrias alimentícias, de produtos perecíveis, de alimentação animal, de higiene, limpeza, assepsia e as que atendam os serviços de saúde. Postos de combustíveis poderão abrir no horário de 7h às 19h.

“Consultando nossos técnicos, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Piauí, FMS, ouvindo os principais cientistas, nós estamos buscando uma saída. Segundo todos eles, a única solução é evitar a propagação do vírus. Se ele não tiver empecilhos, ele se propaga rapidamente e a quantidade de pessoas infectadas será tão grande que o nosso sistema de saúde vai ser nocauteado” , comentou.

Na sexta-feira (20), o prefeito assinou um decreto reconhecendo a situação de calamidade pública em Teresina. Segundo a Prefeitura de Teresina, o agravamento da crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19, os gastos públicos devem aumentar de forma considerável. O texto segue para aprovação na Assembleia Legislativa do Piauí.

CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA: DECRETO 19.540
Coronavírus: como lavar as mãos da forma ideal?

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

Sede - Teresina: Rua David Caldas, 1235 - Centro Norte - Telefone: (86) 3221-8255.